O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sinopse do livro "A arte da Excelência"

Caríssimos,

   Conforme prometido, segue a sinopse do livro "A arte da Excelência", que em breve estará gratuitamente disponível aqui no blog. Em resumo, "A arte da Excelência" conta a história de dois amigos que estão completando dez anos de formados. Um deles, João, sempre quis ser advogado. Formado, abriu um escritório e sua forma diferenciada de lidar com a vida profissional e pessoal o conduziram ao sucesso. O outro, Paulo, tem o sonho ainda não realizado de ser juiz federal, trabalhando como advogado enquanto aguarda a esperada aprovação no concurso. Querendo ajudar o amigo a aprender novas estratégias para atingir seus objetivos, João o convida para trabalhar em seu escritório, de forma que as experiências geradas pelo convívio diário permitam a Paulo adquirir a habilidade de, em última análise, transformar ideias em realidade. Essa habilidade é chamada por João de arte da Excelência.

   A partir desse convite, Paulo e João vivenciam uma série de situações que os conduzem a reflexões sobre aspectos de relevância para o desenvolvimento profissional e pessoal. Temas como o aprendizado de novas capacidades, definição e escolha de carreira, importância do conhecimento multidisciplinar, gestão de processos e de pessoas, respeito e conhecimento da diversidade, equilíbrio e satisfação pessoal, fé e erros como oportunidade de aprendizado são apresentados de maneira informal e romanceada, facilitando o entendimento e tornando agradável a leitura. 

   Quando finalmente sai o tão esperado edital para o concurso, Paulo e João conversam longamente sobre a aplicação da arte da Excelência na elaboração de uma estratégia para a aprovação no concurso. Um exemplo prático, mas certamente não único, sobre como se utilizar na vida real essa habilidade de transformar sonhos em realidade. A grande lição de João para Paulo é que os princípios da arte da Excelência podem ser utilizados em qualquer situação, o que torna interessante seu conhecimento mesmo por quem não esteja pensando em fazer concurso público.  Por fim, meus caros, como se trata de uma história, a grande pergunta que se faz é: o que acontecerá com Paulo? Aguardem o livro para descobrir!!! 

Um abraço,

3 comentários:

  1. Acabei de ler e adorei! Recebi ontem, estou impressionada com a rapidez da leitura.
    Mérito seu Excelência!
    Parabéns.

    Jaqueline.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo livro. Fiz ótima leitura. Se tivéssemos mais profissionais com uma visão de mundo tão ética e humana, nossa sociedade, certamente, alcançaria a excelência.
    Gostei de ver a referência a Deus, nunca podemos esquecer que somos seres espirituais vivendo uma "breve" experiência terrena.
    Um abraço
    Rejane Serafim
    CEMAN- Rio Grande/RS

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline, gostei muito de saber que a leitura foi rápida e fácil. Essa foi uma das minhas preocupações ao escrever o livro, inspirado em algumas obras especiais para mim, como Ilusões, de Richard Bach, O Profeta, de Gibran Khalil Gibran e O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. São livros fáceis de ler, o que me permite revisitá-los de vez em quando. Espero que isso aconteça também com "A arte da Excelência".
    Rejane, o capítulo sobre fé realmente é um dos que mais gosto e o escrevi praticamente de uma vez, certamente com alguma inspiração maior. Espero que ele permita quem tem fé refletir sobre como é positivo vivenciá-la no seu dia a dia. E quem não tem a pensar sobre a importância de ter objetivos mais elevados na vida.
    Um abraço,
    Emmerson

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.