O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aproveite ao máximo os momentos especiais da vida!

Meus caros:

   Essa é minha primeira postagem após o lançamento do livro “A arte da Excelência”. Devo dizer, logo de início, que os resultados até aqui superaram todas as minhas expectativas. São mais de 750 downloads em uma semana, com uma divulgação baseada essencialmente nas comunicações pela internet. Agradeço, portanto, a todos que estão colaborando na divulgação do livro e/ou que enviaram mensagens/comentários dando um retorno. E para quem já baixou o livro mas ainda não leu, está aí uma boa dica para o final de semana!

   Enquanto o final de semana não chega, gostaria de pegar o gancho do sucesso no lançamento do livro para falar justamente sobre a importância de viver com toda a intensidade os momentos de vitórias e conquistas, desfrutando a alegria de estar realizando um sonho.

   Pode parecer estranho fazer uma reflexão sobre aproveitar ao máximo os momentos especiais para os quais tanto nos preparamos. Alguém dirá que isso é até algo meio óbvio. Mas a verdade é que muitas pessoas, depois de algum tempo, lembram de uma ocasião única e sentem que poderiam ter aproveitado mais a felicidade do momento. E o interessante é que, via de regra, isso acontece justamente naquelas situações mais especiais. Daí a pergunta: o que podemos fazer para vivenciar ao máximo nossas realizações?

   Pois bem, como sempre observo, não há uma resposta única para essa pergunta. Cada um precisa encontrar a melhor maneira para si. Mas penso que algo importante a ser considerado é que o tempo anterior ao da realização de um grande sonho é em geral um tempo de grande trabalho. Esse trabalho é inspirado em uma vontade de fazer tudo acontecer com perfeição.  Assim, quando chega a grande hora, é natural que ainda estejamos focados no momento anterior, da busca pela perfeição. Então precisamos estar atentos para mudar o foco e deixar os sentimentos aflorarem em toda sua extensão.

   Um exemplo bem interessante que muitas leitoras já devem ter passado é a festa do seu casamento. Hoje em dia é bastante comum que essa festa seja pensada com mais de um ano de antecedência. São milhares de detalhes: igreja, música, salão, banda, comida, lembrancinha, vestido, noivo, convites, pagamento de todas as contas, etc. Quando o dia se aproxima a tensão vai aumentando e muitas coisas são feitas no dia do casamento mesmo, não tem como antecipar. Então, quando se inicia a cerimônia, momento em que todos os preparativos já não podem mais ser alterados, é natural que a noiva ainda esteja preocupada se está tudo certo.

   A estratégia que me parece interessante, para evitar que essa preocupação atrapalhe a felicidade do momento, é se programar internamente, definindo que você irá se preocupar com a perfeição até o momento do início do evento. Depois desse ponto, quando as coisas já estão acontecendo, o melhor é colocar em primeiro lugar a vontade de aproveitar muito bem a ocasião especial e guardá-la acima de tudo no coração. Se uma coisa ou outra não sair como planejado, não tem problema. Se der faz-se a correção. Caso contrário, faz-se conforme seja possível. Afinal todos sabem que a vida não é mesmo perfeita. Então, quando chega a hora, deixe as preocupações de lado e aproveite a festa! Aproveitar os bons momentos alimenta a alma, faz aumentar a alegria e a motivação, tornando mais fácil pensar em novos voos e suportar os momento de adversidade que a vida sempre nos reserva.

   O que acham? Alguma outra fórmula de sucesso para saber aproveitar ao máximo os momentos especiais da vida?

Um abraço,

5 comentários:

  1. Tomei conhecimento sobre o e-book pelo site da JFPR neste momento. Assim que ler darei um retorno, mas, pela descrição e sua postagem, tenho certeza de que é "excelente". Parabéns pela iniciativa e um forte abraço ao Dr. Wellington (Analista Judiciário, Maringá, PR)

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro do Emmerson e , de pronto já destaco um item muito importante, que é o da preocupação com a atividade-meio, e a importância do aprimoramento dos operadores do Direito, notadamente Judiciário Federal (a que pertencemos) no que se refere a outras áreas do conhecimento (além do DIreito em si). O profissional do direito, em especial da magistratura, até em função da sua atividade, deve reciclar-se em outras áreas do conhecimento. Conhecimento esse atualmente entendido na ótica multidisciplinar, gerencial, administrador, motivador, social, e por aí afora. Parabéns Emmerson pela importante contribuição.

    ResponderExcluir
  3. Wellington, será muito bom saber se você gostou ou não do livro.
    Sergio, essa coisa da multidisciplinariedade é mesmo muito importante e as vezes nos descuidamos disso. Obrigado pela leitura do livro.
    Um abraço,
    Emmerson

    ResponderExcluir
  4. Caro Emmerson,
    Parabéns pelo lançamento do livro. Já fiz o download e pretendo lê-lo em breve. Tenho acompanhado o blog e está tudo muito interessante!
    Aproveitando o canal para trocar informações, deixo duas sugestões que (caso você ainda não conheça) podem ser úteis: o site www.efetividade.net costuma ter artigos interessantes sobre produtividade pessoal.
    Outra sugestão é pensar em, no futuro, transformar o e-book em um audiolivro. Parece ser uma mídia em crescimento no país, não?
    Abraços,
    Guilherme M Fogaça

    ResponderExcluir
  5. Guilherme,
    Obrigado pela dica do site. Vou entrar lá agora mesmo. Quanto ao audiolivro, aguarde que se tudo der certo em breve terá uma surpresa. Já estamos trabalhando nisso.
    Um abraço,
    Emmerson

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.