O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quer descobrir qual o seu "tipo psicológico"?

Meus caros:

   Na semana passada tive a oportunidade de participar de um curso sobre o desenvolvimento do pensamento criativo, ministrado pelo consultor Douglas Burtet, da empresa Render Capacitação (http://www.rendercapacitacao.com.br/). Foram diversas questões interessantes que vieram à discussão, com foco na conduta da inovação. Dentre essas questões, a influência dos tipos psicológicos, teoria de Carl Jung, na forma de agir das pessoas, quando o assunto é inovar.

   Quem já leu o livro “A arte da Excelência” sabe que dedico o capítulo 8 do livro para  apresentar de uma maneira mais informal a teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung, com suas implicações na conclusão de como as pessoas são diferentes entre si. Muito do conhecimento que ali se encontra foi adquirido e amadurecido a partir de um outro curso que fiz, também com a empresa Render Capacitação, em 2009, na oportunidade com o consultor Luiz Fernando Garcia.

   Pois bem, no livro “A arte da Excelência” falei dos tipos psicológicos, mas remeti o leitor à necessidade de uma consultoria para poder descobrir seu “tipo psicológico”, já que os testes para tanto em geral são pagos e necessitam de validação do seu resultado por um profissional da área, de modo a ter-se uma maior margem de acerto.

   Contudo, o consultor Douglas informou-me que a Render Capacitação desenvolveu um teste de “tipos psicológicos” que está disponível gratuitamente pela internet (ao menos por enquanto), com envio do resultado com o respectivo laudo para o e-mail do interessado.

   Não é o cenário ideal, uma vez que a possibilidade de análise e explicação do resultado junto com o consultor permite melhor compreender o assunto. Mas é uma boa oportunidade, considerando que o laudo emitido é bastante completo, dando explicações técnicas de acordo com o resultado individual de cada um. Enfim, é um material interessante para quem deseja se conhecer melhor. Somadas as explicações do laudo com a leitura do capítulo 8, do livro “A arte da Excelência”, penso que é possível compreender o suficiente do assunto para que cada um possa perceber seus pontos fortes (e investir neles) e seus pontos fracos (e investir neles).

   Para quem se interessar em fazer o teste o endereço de acesso é www.zaft.com.br/render. Será necessário preencher nome e e-mail, para onde será enviado o laudo (não sei se eles farão um banco de e-mails para contatos futuros, mas de qualquer modo é uma empresa em que confio). No preenchimento das respostas do questionário procure ser o mais sincero possível, de acordo com o que você de fato é. Em muitos casos você ficará na dúvida sobre qual resposta escolher, já que gostaria de agir de um modo, mas na prática precisa agir de outro. Opte por aquela que descreve sua maior preferência, a maneira como gostaria de agir, e não como age de fato.

   É isso. Espero que gostem do teste e que ele ajude a ampliar o conhecimento que cada um tem de si mesmo.  Qualquer dúvida entrem em contato comigo.  

Um abraço e até semana que vem,

Emmerson Gazda

2 comentários:

  1. Ola, muito legal esse texto. Gostei. Nada melhor que ler algo bom. Eu agora estou em um projeto de blog-book online chamado “Illegitimate” e está indo muito bem ate agora. Estou apenas no sexto capítulo e com ótimas críticas. De uma olhadinha quando tiver um tempo. Te vejo por lá.
    http://pagesoferasedtext.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Natalia,

    Interessante essa ideia de blog-livro. Sucesso!

    Um abraço,

    Emmerson

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.