O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você tem o poder de encantar as pessoas?

Meus caros:

   Semana passada tive a oportunidade de estar na serra gaúcha, vivenciando os espetáculos do Natal Luz de Gramado. Pela proximidade geográfica e facilidade de acesso rodoviário já estive na região algumas vezes, nos últimos dez anos. Isso me permite constatar, a cada nova visita, o desenvolvimento, na cidade de Gramado, de uma qualidade especial: o poder de encantar as pessoas.

   É interessante que minha primeira visita à cidade foi um pouco desalentadora. Fui passar a Páscoa e desci de avião até Porto Alegre. Lá peguei um transfer com uma empresa turística de Gramado, que também levou-me aos passeios tradicionais pelo local. Mas o ruim era que entre a rápida passagem entre uma atração e outra o tempo maior era de parada em grandes lojas, em parceria com a empresa de turismo. Hoje, repensando essa primeira experiência, concluo que a realidade é que na época ainda faltavam mais atividades para o turista, de forma que as compras eram a opção para completar o tempo dos passeios.

   E parece que Gramado percebeu essa falta de opções. Atraía pelo frio, mas precisava de algo mais para cativar os visitantes. Assim, começou a se aprimorar no desenvolvimento de novas atividades. A vizinha Canela, que visitei com mais cuidado em uma ocasião, passou a explorar o turismo de aventura e o contato com a natureza, suas principais riquezas. Enquanto isso Gramado, com uma característica mais urbana, investiu no aprimoramento do Natal Luz e na decoração para a Páscoa, já que chocolate bom por lá não falta. Manteve, ao mesmo tempo, o Festival de Cinema, em agosto, que acredito tenha tornado a cidade famosa nacionalmente. Surgiram, ainda, novas atrações turisticas bastante interessantes.

   Com tudo isso, ao visitar Gramado na semana passada, deparei-me com uma cidade muito bem preparada para receber seus visitantes. Excelentes hotéis, bons restaurantes, clima agradável, estradas em ótimas condições. E uma programação de Natal muito bonita, com destaque para três espetáculos simplesmente sensacionais. O primeiro, o Nativitaten, é um show ao ar livre, na beira de um lago, unindo luzes, águas dançantes, fogos de artifício e música da Natal em forma de ópera. O segundo, um grande desfile natalino na rua principal da cidade, com muito brilho e beleza. Cada ala com uma coreografia própria, como se estivéssemos diante de diversas comissões de frente de uma escola de samba. E o terceiro, um musical, a Fantástica Fábrica de Natal, com fantasias coloridas, muita alegria e uma mensagem mais do que especial.     

   Essa experiência cultural fez-me pensar em como é possível, ao longo do tempo, ir construindo melhorias que permitem transformar um cenário de normalidade, como foi meu primeiro contato com Gramado, em algo diferenciado. Certamente foi preciso muito trabalho para isso acontecer na cidade. E ainda se vislumbra espaço para novidades, com o preenchimento dos dias do Natal Luz com mais atrações. Mas o que foi feito até aqui, pelas pessoas que participam da vida de Gramado, é algo que merece ser destacado, parabenizado e indicado como exemplo.

   Agora, o que é mais importante de tudo isso, que para mim faz com que Gramado tenha hoje o poder de encantar seus visitantes, é algo que vai além da beleza dos espetáculos e do colorido das lâmpadas que iluminam a cidade. O encantamento surge com o carinho e atenção com que as pessoas são recebidas. Nas lojas e restaurantes, uma grande disposição em atender bem, mesmo com o elevado número de turistas. Nos locais de venda dos ingressos e de realização dos espetáculos, uma organização impecável e muita gentileza. Nos hotéis, a nota é a hospitalidade.

   Sobre os hotéis, aliás, não posso deixar de descrever minha experiência pessoal, pela pertinência com o tema da postagem. Fiquei em um pequeno hotel, considerado mais simples, formado por 15 chalés em meio a uma área de natureza. Mas o grande diferencial, exemplo do poder de encantar que se encontra em Gramado, é o atendimento que se tem no local. O jovem gerente, Felipe Fioreze, faz com que o hóspede se sinta em casa. Está disponível para tudo o que se queira saber e atende a todos como se fosse um amigo de longa data. As demais pessoas que trabalham no hotel demonstram também entusiasmo sincero em estar recebendo as pessoas. Exemplo disso se tem ao tomar o café da manhã. Servido com muito cuidado e descontração, dispensa que o hóspede vá a algum famoso café colonial de Gramado.

   Pois bem, meus caros, esta a lição de Gramado que compartilho na postagem dessa semana: vale a pena investir na busca por uma situação diferenciada, dedicando-se ao trabalho com afinco para atingir esse objetivo. Mas, acima de tudo, vale a pena investir no poder de encantar as pessoas, aprimorando a capacidade de fazer o outro se sentir bem.

   Um grande abraço e até semana que vem. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o Natal Luz de Gramado acesse http://www.natalluzdegramado.com.br/. E quanto ao hotel, o site é www.hotelqueroquero.com.br. Só espero não ficar sem reserva nas próximas férias!

Emmerson Gazda

Um comentário:

  1. Emmerson,

    Também estive em Gramado há poucos anos e achei tudo fantástico: beleza, organização e simpatia.

    O que eu acho mais fantástico é o envolvimento de toda a comunidade com a organização dos festejos em Gramado. O trabalho é voluntário, salvo alguns artistas convidados. As pessoas nada recebem para desfilar ou participar dos coros ou encenações de Natal. E levam tudo a sério, com dedicação e amor!

    A pontualidade é britânica. Os espetáculos começam exatamente na hora marcada, respeitando e prestigiando os turistas que comparecem no horário estipulado.

    Realmente, Gramado é uma cidade encantadora. Que sirva de exemplo para todas as cidades do Brasil.

    Abraço,

    Márcio

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.