O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Amplie horizontes para ir mais longe!

Meus caros,

   Essa é a primeira postagem de 2012, depois de uma pequena pausa nas atividades aqui no blog em janeiro. Apesar da ausência de novos textos, foi um período de reflexões e algumas definições sobre futuro do projeto “A arte da Excelência”. Entre essas reflexões uma muito interessante surgiu: a importância de ampliar horizontes quando se quer alcançar novos e maiores objetivos.

   De fato, lembro-me dos tempos de juventude, no difícil momento de com apenas 17 anos precisar escolher uma profissão, um curso para fazer na faculdade. Meu pai, tentando colocar ordem nas ideias mirabolantes e dúvidas incontáveis que todo jovem nessa idade tem, dizia uma coisa muito pertinente: “o mais importante em um curso superior é que seja um curso que lhe faça desenvolver o raciocínio, que lhe “abra a cabeça” e amplie seus horizontes, preparando você para os desafios que virão depois”. 

   Claro que na época esse conselho para mim era "grego", como deve ser para a maioria dos jovens qualquer coisa que se fale quando a questão é projetar o próprio futuro. Mas enfim, entre idas e vinda, acertos e desacertos, acabei fazendo Direito e hoje, passados cerca de 20 anos, posso dizer que não só no vestibular, mas em todas as escolhas importantes que se faz na vida, as que trazem maior ganho são aquelas que nos permitem desenvolver a capacidade de pensar e sentir, aquelas que nos fazem passar por novas experiências, ampliando nossos horizontes. 

   Ao iniciar os trabalhos no blog “A arte da Excelência” em 2012, portanto, a reflexão é estarmos abertos ao novo, fazendo escolhas que podem nos levar mais longe em nossos objetivos e que possam dar um maior significado às nossas vidas. 

   Experimentar novas possibilidades, é bom que se esclareça, não significa necessariamente abandonar os conceitos antigos. Talvez um ou outro, que não são mais úteis ou que nunca tenham sido úteis. Mas muitos conceitos e experiências “antigas” são importantes e fazem parte da nossa história. Eventualmente pode ser necessário um ajuste aqui, outro ali, modernizando e aprimorando  o que se aprendeu até aqui.

  Pois bem, dentro das ideias e propostas geradas por essa reflexão sobre ampliar horizontes, o blog “A arte da Excelência” irá em busca de novas experiências em 2012. O que começou em maio de 2011 de forma despretensiosa, mais para alimentar a publicação e divulgação do e-book “A arte da Excelência”,  ganhou ao longo do ano passado um conteúdo próprio bem interessante, com cerca e 15 mil acessos ao blog nos seus 8 meses de existência. Nada mais justo, portanto, que o blog continue divulgando o e-book  “A arte da Excelência” (e quem sabe outros que venham na sequência), mas também cresça como espaço próprio de construção de um material diferenciado quando o assunto é estratégias para a realização pessoal e profissional.

   Assim, nesse ano de 2012 o blog “A arte da Excelência” passará a ser um espaço com possibilidade de participação mais efetiva dos leitores, com possibilidade de publicação de artigos de autoria própria dos leitores sobre a temática aqui tratada (observados os princípios da valorização de ações positivas, respeito à diversidade de pensamento e às pessoas). Se houver interesse  envie seu texto para artedaexcelencia@gmail.com para análise de pertinência e publicação. O artigo deve conter de 3 a 4 mil caracteres sem espaço.

   Ao mesmo tempo, para ter uma visão mais ampla dos assuntos tratados, especialmente de alguém com conhecimento e experiência da área gerencial na iniciativa privada, o blog passará a contar com postagens periódicas de Emmanuel Gazda, que tem um currículo que promete reflexões interessantes. Para ter uma ideia, Emmanuel é formando em Engenharia pela UTFPR e Administração de Empresas pela UFPR. Possui especialização em Redes Multiserviços e Telecomunicações. É Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR, na área de gestão do conhecimento e inovação. Possui formação gerencial na FGV-EASP. Além disso, tem vasta experiência na gestão do desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas, adquiridas em mais de 10 anos atuando em funções gerenciais em centro de desenvolvimento em empresa de telecomunicações, com atuação internacional. Atualmente é gerente de seleto grupo de profissionais e diretor no Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná. Em resumo: grande conhecimento teórico aliado à experiência prática, o que é uma "mistura" interessante. 

  Por fim, ao longo do ano pretendemos trazer novidades, como a participação de convidados, com artigos ou na forma de entrevista, além de outros destaques, como a publicação dos links para os vídeos da palestra “Como passar em concursos públicos”, proferida no final do ano na ESMAFE/PR e que já estão disponíveis na página inicial do blog, no lado direito da página, como prometido em postagem anterior.

   Enfim, meus caros, espero que gostem das novidades e que assim possamos ampliar nossos horizontes aqui no blog “A arte da Excelência”.  Se isso nos levará a vôos mais altos só o futuro dirá. Mas certamente experimentar o novo trará grande experiência e aprendizado, o que no fim das contas é o mais importante.

Um grande abraço e até a próxima postagem,

Emmerson Gazda
www.artedaexcelencia.blogspot.com

3 comentários:

  1. Amigo

    é isso aí

    EXPERIMENTAR NOVAS EXPERIÊNCIAS

    vamos seguir essa dica

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por disponibilizar a palestra dos concursos públicos.
    Agradecida,

    Flor

    ResponderExcluir
  3. César e Florisbella, obrigado pelos comentários. Vamos em frente, em busca da Excelência!
    Um abraço,
    Emmerson

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.