O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Compartilhar conhecimentos de forma gratuita?

 Prezados leitores,

   Aceitei com grande honra o convite do nosso amigo Emmerson Gazda para escrever sobre o tema em epígrafe no blog “A Arte da Excelência”.

   O conhecimento é o único tesouro que os ladrões não roubam, as traças não corroem, pode se acumular sempre mais e ainda podemos levá-lo para qualquer lugar sem qualquer esforço. Por isso o conhecimento tem grande valor.

   Essa idéia de compartilhar conhecimento de forma gratuita certamente não é unânime. O filósofo alemão Nietzsche afirmava que: “Informação é poder!”. Então quem detivesse conhecimento não devia partilhá-la, pois se o fizesse, perderia poder ou correria tal risco. A informação deveria ser escondida, sonegada, aprisionada, bloqueada. O acesso à informação por outrem representava uma séria ameaça ao poder. O poder consistiria basicamente em manter o conhecimento restrito a uma pessoa ou a um grupo, a que os outros não tivessem acesso e, assim, poder controlar a situação ou as pessoas.

   Mais recentemente, Steve Jobs proclamava que: “Deter a informação é poder”. Aí, nos parece que era mais no sentido de obter a maior quantidade de informação possível de tudo e sobre todos, para utilizá-la, por exemplo, na criação de um novo produto, como o Ipad. Bem diferente do significado da frase de Nietzsche.

   O compartilhamento de conhecimentos nos parece ser hoje um passo necessário para o pleno desenvolvimento social. O conhecimento difundido permeará a mente de muitas pessoas que, utilizando-o para os mais diversos fins e teses, poderão encontrar resultados diferentes, mas todos interessantes e importantes para a evolução do próprio conhecimento primitivo.

   Quando Emmerson Gazda noticiou que iria publicar um e-book gratuitamente na Internet eu confesso que nem sabia o que era e-book. Quando acessei o blog e baixei o livro eletrônico para leitura tive uma agradável surpresa. A facilidade de seu manuseio e o excelente conteúdo da obra, como era de se esperar do seu autor, me cativaram.

   Essa conduta do Emmerson inspirou a mim e ao meu amigo, Antônio César Bochenek, que estávamos finalizando a escrita de um livro jurídico, a trilharmos o mesmo caminho e a, também, lançarmos um e-book gratuito, com o título “Juizados Especiais Federais Cíveis & Casos Práticos”. Fruto de quase dois anos de pesquisas exaustivas, o livro foi disponibilizado gratuitamente na internet porque o nosso objetivo desde o início não era o de ganhar dinheiro, mas sim compartilhar conhecimentos. Se publicássemos por uma editora em papel e de forma paga não alcançaríamos a amplitude de público que gostaríamos de alcançar. As limitações financeiras daqueles que têm um orçamento mais restrito e as limitações físicas do papel não nos permitiriam ir além de um público restrito e local. Ficaria assim frustrado o objetivo maior de contribuir para que todos os que gostam do Direito possam se aperfeiçoar e entender melhor o funcionamento dos Juizados Especiais Federais.

   Hoje temos a certeza de que fizemos a opção certa, pois difundimos a informação para milhares de pessoas. São mais de 11.400 acessos em cerca de 2 meses. Muitos agradecimentos dos leitores e o nosso sentimento de que ajudamos diversas pessoas, que não teriam condições financeiras de adquirir a obra, a ter acesso gratuito a um conhecimento de qualidade. Quem foi (ou é) estudante sabe o quanto são caros os livros universitários.

   Como já escrevemos no nosso blog “Juizados Especiais Federais    Cíveis” (www.juizadosespeciaisfederais.blogspot.com): O conhecimento exclusivo, segregado, monopolizado, oculto, escondido, secreto, não produz benefício algum. Acreditamos que o conhecimento deva ser partilhado para o progresso dos cidadãos e de toda a sociedade. É como diz aquela famosa frase: "a verdadeira felicidade só existe quando é compartilhada".

   Esperamos que a ideia de compartilhar conhecimentos de forma gratuita pela via digital se espalhe e mais autores venham aderir a essa modalidade de publicação, gerando com isso uma grande democratização do acesso ao saber.

Abraços,

Márcio Augusto Nascimento

4 comentários:

  1. Márcio, parabéns e obrigado por prestigiar o blog. Estou lendo o livro de vocês e até já usei no auxílio da resolução de um caso concreto. Muito bom. Teoria e prática reunidas na medida certa. Um abraço, Emmerson.

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos e leitores

    O texto do Marcio esta excelente.
    A arte da excelência consiste também em compartilhar o conhecimento agregado e pesquisado de forma a construir condições melhores.
    Parabéns ao Emmerson por possibilitar e incentivar a publicação eletrônica e gratuita.

    ResponderExcluir
  3. Geovani da Rocha Gonçalves07 junho, 2012 20:08

    Márcio, excelente artigo. O que você falou sobre Nitzsche, vai de encontro ao que Noberto Bobbio comenta em sua obra "A Teoria das Formas de Governo, quando fala "das três formas de poder: o econömico, o ideológico e o político. No caso específico, o poder ideológico é justamente o que você comentou, ao citar Nietzsche,pois aquele que não compartilha conhecimento, e que são ditos "formadores de idéias" procuram obter uma função de consenso, isto é, "...de criar idéias que mantenham as estruturas intactas, preservando a classe dominante",

    ResponderExcluir
  4. Meus caros Emmerson, César e Geovani,

    Agradeço, sinceramente, os cumprimentos.

    Este blog, "A arte da excelência", é um importante fomentador do crescimento pessoal e profissional. Instiga o pensar, a reflexão e a transformação do ser e do mundo para melhor.

    Abraços,

    Márcio

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.