O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Como foi o seu semestre?

Meus caros:

   Essa semana começou o segundo semestre de 2012. Por isso resolvi escrever uma reflexão de revisão de propósito para o ano. Claro, ainda temos todo o segundo semestre pela frente. Mas a verdade é que se deixarmos para revisar nossas metas apenas no final do ano, teremos um sério risco de não conseguirmos cumprir aquilo que por alguma razão saiu fora do programado. Até porque do ponto de vista físico o primeiro semestre tem a mesma duração do segundo. Mas do ponto de vista psicológico, tenho a nítida impressão de que o segundo semestre é muito mais rápido que o primeiro. Parece que quando chega agosto e passa o dia dos pais logo em seguida já vem dia das crianças, finados, correria para o Natal e na sequência o ano simplesmente se acaba. Via de regra fazendo com que boa parte de nossas metas pessoais para o ano tenham que ser repetidas para o ano seguinte. E assim sucessivamente, não raras vezes.

   Por isso é interessante revisar os objetivos que gostaríamos de atingir no ano antes que essa roda viva do segundo semestre entre em plena atividade. Quem sabe ainda dá tempo para colocar em dia o que está atrasado, manter o que está funcionando e eventualmente até começar algo que ainda sequer saiu do papel. Além disso existe sempre a possibilidade de se retirar algum projeto do início do ano e colocar outro mais interessante em seu lugar. Afinal a vida é dinâmica e não podemos ficar “engessados” em planejamentos passados que não reflitam mais nossa realidade atual. Um semestre é um tempo que passa tão rápido, mas não raro é tempo suficiente para muitas coisas mudarem significativamente em nossas vidas. Mudanças pessoais. Mudanças profissionais. Novas ideias. Novos projetos. Ou apenas a confirmação do que já se tinha. Não importa. O importante é revisar os propósitos, reafirmando a importância de sua realização até o final do ano ou, em sendo o caso, traçando novos e melhores rumos.

   É isso, meus caros. A postagem dessa semana é propositadamente curta. Seu objetivo não é gerar reflexão em si mesma. Mas gerar reflexão sobre o que cada um tem feito para realizar suas aspirações para 2012. Nada mais adequado, portanto, que falemos pouco e deixemos espaço para cada um pensar em suas realizações e metas.

   De nossa parte iremos aproveitar o mês de julho para uma pequena pausa nas atividades aqui no blog “A arte da Excelência”. Revisaremos também nossos objetivos e abriremos espaço para novas ideias, sem a preocupação de escrever os textos semanais. É também uma oportunidade para quem perdeu a leitura de alguma postagem no semestre, ou nos encontrou pelo caminho, poder olhar um pouco atrás no conteúdo do blog e revisitar o que escrevemos até aqui. Certamente uma boa leitura até que voltemos em agosto.


Um grande abraço,


Emmerson Gazda
http://www.artedaexcelencia.blogspot.com/