O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contatoconosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Seja flexível, mas na medida certa!

Meus caros:

   Estamos de volta, depois de um pequeno “recesso” das atividades aqui no blog durante o mês de julho. Nesse período refletimos particularmente sobre alterar a periodicidade das postagens, que hoje são semanais. Nesse ano inicial do projeto “A arte da Excelência” parece-nos que foi oportuno escrever uma postagem por semana, desenvolvendo conteúdo informativo mínimo para o blog. Mas agora percebemos a necessidade de espaçar um pouco mais as postagens. Por um lado para que possamos ter mais tempo para pensar e amadurecer o conteúdo de cada publicação. Além de abrir espaço para desenvolvemos outros conteúdos. Por outro lado, para que aqueles que nos acompanham tenham melhor possibilidade de acompanhar os temas aqui tratados. Ou, ainda, para que aqueles que estão chegando agora possam visualizar o que já foi apresentado anteriormente. Em uma sociedade com muita informação disponível de certa forma é importante ter um pouco mais de tempo para ler e pensar de forma crítica aquilo que nos é apresentado.

   Resolvermos, então, desacelerar um pouco. Vamos com mais calma, para podermos ir mais longe. Pensamos, para isso, em um primeiro momento, em acabar com a periodicidade nas postagens. Trabalhar em um sistema de postagens flexíveis, sem compromisso com datas para publicação. Mas aí concluímos que se a flexibilidade é um elemento importante, a ausência de um compromisso específico, ausência de prazos, é algo que poderia nos levar a ficar um tempo muito grande sem novos conteúdos. Os dias passam rápido e outros compromissos com prazo de validade estão sempre aparecendo. Então ter flexibilidade é importante, mas estabelecer um prazo é algo que também tem seu valor. Por isso vamos manter a periodicidade nas postagens, mas flexibilizando um pouco o tempo, espaçando-as para a cada 2 semanas. 

   Esse exemplo de alterações no curso do planejamento do projeto “A arte da Excelência” nos permite duas reflexões interessantes. Primeiro que, de fato, como observamos na postagem anterior (Como foi o seu semestre?), os períodos de pausa para amadurecer ideias e repensar o que está sendo desenvolvido são importantes. Segundo, que a flexibilidade é uma ferramenta da qual não podemos abrir mão. Mas claro, na medida certa e com os limites que evitem que se percam os objetivos traçados.

   Vejam bem, se olharmos diversos aspectos da vida, a flexibilidade tem muitos pontos positivos. No plano físico, quem tem flexibilidade, com um bom alongamento, consegue se manter em uma melhor forma física. Na vida pessoal, a flexibilidade nos permite aceitar e entender melhor algumas situações com a família ou com os amigos. No planejamento do trabalho, a flexibilidade nos traz oportunidades de aperfeiçoar projetos e corrigir rumos que não estão levando ao destino desejado.

   Convém observar, contudo, que nem sempre a flexibilidade é algo adequado. Existem situações que devemos nos manter firmes em nossas posições. Por exemplo quando alguém pretende que violemos nossos valores pessoais e morais. Mesmo que o fim seja positivo, temos de manter nossa convicção. A situação pode até nos levar a refletir sobre nossos paradigmas e crenças pessoais, que podem ser alteradas com base em novas experiências. Mas em qualquer caso temos de seguir aquilo que acreditamos.

   É importante, portanto, sermos flexíveis, admitirmos formas diferentes de pensar e ver o mundo, mudarmos os rumos das coisas quando necessário para que possamos chegar ao destino desejado. Mas essa flexibilidade deve observar os limites de não desrespeitarmos nossas convicções e valores.

Um grande abraço e até a próxima postagem,

Emmerson Gazda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.