O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A qualquer hora!

Prezado(a),
 
   Durante o mês de dezembro reunimos a família e alguns amigos para incutir nas crianças o espírito de Natal. Meus pais tiveram a excelente ideia de comemorarmos os domingos do advento compartilhando informações sobre os símbolos e o sentido que o Natal tem para nós. E as crianças participaram de forma bem ativa. Em tal intensidade que até era preciso organizar a "fila" para acenderem as velas da coroa de advento. E os adultos também estiverem muito presentes, dando exemplo aos menores.
 
   Este foi o segundo ano em que num desses encontros trabalhamos uma reflexão simples, e que pensamos, adultos e crianças, sobre o que gostaríamos de mudar em nós mesmos. Neste caso, cada um foi convidado a escrever em um pedaço de papel um comportamento que quer evitar ou se livrar em 2013. Dobrou-se bem o papel (para garantir que ninguém veja) e o mesmo foi queimado em um ato simbólico de mudança. Algo simples, mas uma forma de refletirmos, planejarmos e nos prepararmos para mudar.
 
   Nessa mesma linha, por ocasião da virada de ano, é bastante comum as pessoas fazerem propostas do que irão fazer ou deixar de fazer no próximo ano. Um exercício interessante é colocar no papel as suas proposições para o ano e guardar para avaliar durante e no final do período. É uma grande satisfação observar propósitos sendo cumpridos. Não é preciso compartilhar com os outros. Você pode definir as proposições e avaliar por conta própria. Evita-se, assim, constrangimentos desnecessários no caso de propostas não alcançadas. Além de permitir definir objetivos mais audaciosos.
 
   Tais exercícios são muito bons e interessantes para um trabalho constante de aperfeiçoamento. E por que estou escrevendo sobre isso agora que o ano já começou? Você já perdeu a oportunidade na virada de 2012 para 2013?
 
   Calma, não se lamente por isso. A verdade é que não é preciso esperar por mais onze meses e meio para colocar essas ideias em prática. O fato é que não precisamos esperar uma virada de ano ou uma ocasião especial para começar a ser melhor. Se você só funciona com propósitos em ocasiões importantes, não perca a oportunidade de fazê-lo nestas datas. Mas pense em como aumentar o número de vezes que isto acontece durante o ano. Seu aniversário, dia de Reis, dia de São João, dia da assunção de Nossa Senhora e assim por diante. Há santos e comemorações para todos os dias. Que tal fazer uma reflexão diária? Antes de pegar no sono, refletir de forma rápida tentando se recordar o que fez bem, o que fez que não lhe agradou e o que aprendestes naquele dia é um bom exercício. Pode ser feito quando já deitado e com os olhos fechados. Também é interessante pensar em como ser melhor no dia seguinte, programando sua mente para ao acordar estar voltada a resultados positivos.
 
   Digo que toda hora é hora de mudar porque finais de ano e outras festividades são somente convenções de datas e não precisamos nos apegar a elas ou esperar que aconteçam para fazer acontecer algo em nós. No dia 31 de dezembro estava com meu filho à beira da praia aguardando os fogos quando ele perguntou se o espetáculo já acontecera na China. Faltavam alguns minutos para a meia noite e fazia anos que não tínhamos a oportunidade de sentarmos à praia sem chuva caindo. E ele, agora com 9 anos, já consciente das diferenças de horário entre os países, procura pelo extremo oposto ao nosso que lhe vem à mente. Questiou então sobre a China, país de origem do pai de um amiguinho. Sem se aperceber, contudo, de que o ano novo chinês sequer ocorre no dia 1º de janeiro. É uma convenção diferente.
 
   Há alguns anos uma empresa multinacional encontrou nestas diferenças de convenções um bom motivo para reduzir os elevados custos com festividades de Natal e final de ano. Por se tratar de uma empresa com negócios e unidades em quase todos os países do mundo, no intuito de respeitar as diferenças culturais e de calendário comemorativo, suprimiu qualquer gasto com eventos comemorativos. Para nós ocidentais, que estamos acostumados com festividades no final do ano, pode parecer uma ação extrema e exagerada. Para os orientais, a falta de comemorações na empresa durante o mês de dezembro não fez diferença. Provavelmente tenham sentido algo no ano novo chinês, por exemplo. Não entro na discussão do mérito ou assertividade da ação. Apenas apresento o fato para mostrar mais um exemplo de como uma convenção pode nos parecer óbvia e ser, no entanto, somente um fruto de nossa cultura.
 
   Isto posto, recomendo aproveitar qualquer oportunidade ou motivo para mudar e melhorar. Não deixe para amanhã o começo da dieta. Nem tampouco o início dos exercícios na academia. Mês que vem? Semana que vem? Por quê? Mãos à obra hoje mesmo. Bem, pode ser que alguma ação exija certo preparo, tal como escolher a academia, escola ou tutor. Neste caso vale à pena pelo menos definir hoje uma data de início da atividade e realizar o planejamento para que o projeto se torne realidade na data fixada. Nesses momentos a internet é uma boa ferramenta, pois a qualquer hora do dia ou da noite permite obter conhecimento sobre o que se pretende executar. E conhecimento prévio sobre o que se quer fazer é algo importante para o sucesso de qualquer projeto.
 
Uma boa semana e abraços,
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.