O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Qual o tamanho do seu sonho?

 Meus caros:  

   Atribui-se a Fernando Pessoa a afirmação de que “o homem é do tamanho de seu sonho”. E ao francês Jean Cocteau a frase “não sabendo que era impossível ele foi lá e fez”. Não tenho certeza quanto a essas atribuições porque não consegui encontrá-las escritas direto na fonte. Mas tenho certeza quanto ao grande valor real de seu conteúdo.

   De fato, agora em janeiro tive a oportunidade de passar um período de férias nas praias do litoral norte de Santa Catarina. Dois empreendimentos fizeram-me refletir que nossos sonhos podem nos levar além do "impossível".

   O primeiro deles foi o Parque Beto Carrero World, em Penha-SC. Um lugar que impressiona pelo cuidado na sua construção, com uma estrutura de lazer e entretenimento que vale a pena conhecer. 

   Mas não é do parque que existe hoje que quero falar e sim do sonho de sua implementação. Lembro-me quando era adolescente, por volta do ano de 1990, que estava à noite passeando na beira-mar de Piçarras-SC quando Beto Carrero chegou com um Mercedes branco, daqueles antigos. Devidamente trajado, de chapéu e tudo, desceu e começou a distribuir autógrafos para a criançada. De origem humilde, naquela época Beto Carrero tinha recém comprado, na vizinha cidade de Penha-SC, as terras aonde hoje está o Parque Beto Carrero World. Utilizou para isso os recursos financeiros que adquiriu com seu trabalho até então. E tinha o sonho, apenas o sonho, de construir ali um grande parque temático.

   Esse projeto era, na época, um tema recorrente nas conversas de beira de praia entre os adultos. Via de regra com a conclusão de era um investimento fadado ao fracasso. Que algo do porte pretendido, para ter sucesso, teria que estar perto de São Paulo. Ali faltava tudo: público, infraestrutura, acesso, material humano qualificado, entre outras dificuldades em uma região com pouco desenvolvimento humano e social. Era impossível dar certo. 

   Vinte anos depois, contudo, vi que o sonho se concretizou. Beto Carrero já não está mais entre nós, faleceu em 2007. Mas deixou um legado que impressiona pelo tamanho de seu sonho. E por ser um exemplo de aplicação da afirmação “não sabendo que era impossível ele foi lá e fez”, como menciona o memorial em homenagem ao criador do Parque. 

   Pessoalmente não sei qualquer detalhe de como Beto Carrero fez para concretizar seu sonho. Mas não há dúvidas que ele fez. E muito bem feito (esse "detalhe" é importante). Certamente teve que trabalhar muito para isso. Trabalho, aliás, que não para nos dias de hoje, com os sucessores do empreendimento. Buscando novas parcerias, estão investindo em shows e outras atividades de lazer. Como, por exemplo, a construção do cartódromo internacional (que já permitiu esse ano a realização do “Desafio das Estrelas”, com presença de pilotos como Felipe Massa e Fernando Alonso), parcerias com a Universal Estúdios, além da construção futura do autódromo, que permitirá realização de corridas de automóvel. Para o autódromo, aliás, o sonho é atrair corridas da Fórmula 1. Será que conseguirão? Já ouvi falar que estão loucos em pensar nisso, que Fórmula 1 é para Rio ou São Paulo. Mas já conseguiram levar os chefões da modalidade para conhecer o projeto. E eles gostaram do que viram. Impossível ou não, o fato é que corridas nacionais e sulamericanas sem dúvida acontecerão por lá, contribuindo para ampliar o público do empreendimento.

   Pois bem, meus caros, estou trazendo essa reflexão, a partir do Parque Beto Carrero World, para que cada um possa perceber que é possível irmos longe quando estamos motivados e temos um grande objetivo em mente. Por óbvio que Beto Carrero não fez nada sozinho e pensou muito antes e durante a execução de seu projeto. E também teve que trabalhar duro para realizá-lo (continuam trabalhando, aliás). Mas o importante a considerar é que grandes sonhos são a essência de grandes resultados. 

   Está certo, pode ser que construir um parque como o do Beto Carrero seja algo muito grandioso, que a gente fica imaginando que é para alguns poucos iluminados. Particularmente não penso que seja assim. Mas vou aceitar a afirmação e trazer um segundo exemplo de empreendimento de sucesso que conheci agora em janeiro. É uma confeitaria. Algo bem menor, mais factível. Chama-se Confeitaria DaMay, na cidade de Barra Velha, litoral de Santa Catarina. Os proprietários são um jovem casal que se conheceu na faculdade de Gastronomia e depois de formados, com experiência adquirida em outras confeitarias e na faculdade, decidiram abrir uma confeitaria própria. Sem muitos recursos fizeram um pequeno empréstimo, abriram seu negócio e foram conquistando a clientela com um princípio muito simples: “amor pelo que se faz”. Amor traduzido especialmente na preocupação em oferecer ao público produtos de qualidade em termos de sabor e apresentação. Como resultado, menos de 10 anos depois, além da matriz em Barra Velha, abriram uma filial na loja da Parada Havan, em Barra Velha-SC, e outra em Penha-SC. E o que lhes destaca, no meu modo de ver, é o atendimento, a apresentação dos pratos, as tortas e os doces, que são realmente muito bons. Isso dá a vontade de voltar sempre para um café!

   Enfim, seja com um sonho totalmente “impossível” como o do Beto Carrero, ou com um sonho mais plausível, como o do Daniel e Máyra, da Confeitaria DaMay, o fato é que precisamos correr atrás de nossos objetivos. Acreditar neles e sonhar com o sucesso. Fácil não é para ninguém. Mas impossível também não. Portanto, quem quer ser aprovado em um concurso público, por exemplo, precisa estudar e acreditar. Quem quer empreender precisa estudar o mercado, planejar e começar a trabalhar duro. Em qualquer escolha que se faça não haverá resultado sem muito esforço. Mas quando o resultado vem a satisfação recompensa todo o sacrifício feito. 

   Pensemos nisso, meus caros, aproveitando que agora que o carnaval se foi temos até o final do ano para correr atrás de nossos sonhos a todo vapor. Depois, na virada do ano, damos um tempinho, quem sabe já com alguns projetos concretizados! Ah, uma nota final, que diferencia os dois exemplos apontados: ambos primam pela qualidade nos serviços que oferecem. Está aí algo que conduz ao sucesso. 

Um abraço, 

Emmerson Gazda

4 comentários:

  1. Você foi simples, direto e preciso com sua avaliação sobre o parque Beto Carrero World. Um lugar mágico e inesquecível construído com muito suor e amor de seu criador, e que hoje o sonho continua no coração de seu filho Alex Murad, um rapaz novo mas que já nasceu com o sonho e a coragem do pai, mas com a mente inovadora de seu tempo.
    Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas ideias, Emmerson!!!
    Walt Disney, ou Walter Elias Disney, também começou do nada, com apenas um pequeno rato como personagem.
    O Parque do Beto Carrero tem tudo para ser a Disney do Brasil.
    Abraço,
    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Estou aguardando por novos textos, faz um mês e meio que não há posts no blog.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post! Exemplos de vida e de atitude, de otimismo e perseverança.
    Um grande abraço e como dizia o Beto Carrero:
    "Fiquem com Deus graças a Ele a vida continua"

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.