O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do livro eletrônico (e-book) de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro/audiolivro "A arte da Excelência" e do álbum musical "Momentos de Excelência" (lançado em 16/05/2012), bem como cadastro no blog, arquivo das postagens antigas e outros destaques permantentes estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail, siga pelo twitter ou curta no facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O segredo para passar no concurso de Juiz Federal

Meus caros:

   Tenho recebido alguns e-mails pedindo dicas sobre como passar no concurso de Juiz Federal. Então resolvi fazer uma postagem sobre o assunto, já que a realização pessoal e profissional, para muitos, também passa pela aprovação em um concurso público.

   Pois bem, a principal pergunta que me fazem é: qual o segredo para passar no concurso de Juiz Federal? Minha resposta é simples e direta, com base em ensinamento que recebi do Juiz com quem trabalhava quando resolvi prestar o concurso para a Magistratura. Ele me disse o seguinte: “para passar no concurso você precisa fazer apenas três coisas: estudar, estudar e estudar.”

   Alguns leitores, até meio decepcionados com a resposta, poderão estar dizendo nesse momento: “mas isso é óbvio, nem precisava escrever uma postagem para falar isso!”

   Certo, aceito a crítica. Mas continuarei a postagem. Na época em que ouvi a frase também achei que era evidente. Contudo, com o tempo fui percebendo que a orientação era muito mais importante que imaginava. Tanto que me lembro dela até hoje.

   A grande questão é que quando pensamos em concurso público temos como certo que é preciso estudar para passar. Mesmo assim muitas pessoas insistem em fazer concurso sem estudar, achando que de repente poderão acertar o gabarito, como se fosse uma grande loteria. Diria que nesse caso seria mais vantajoso investir o dinheiro da inscrição na loteria. As chances de sucesso são maiores.

   Mas como mencionei, não basta apenas estudar para passar. É preciso estudar, estudar e estudar. Ou seja, é preciso estudar muito, ter persistência, renovar a fé a cada dificuldade. Quando desanimar, ir para o quarto e estudar, até ficar animado de novo. Também é preciso estudar o método de aprendizado utilizado. Ver se está sendo eficiente. Estudar as pessoas que fazem parte da banca de avaliação do concurso e saber o que eles pensam, especialmente para provas escritas e prova oral. Estudar e treinar muito como fazer uma sentença, particularmente penal de outros concursos. Estudar estratégias para cada uma das provas. Enfim, estudar, estudar e estudar. 

   A leitura do parágrafo anterior já deve ter deixado muita gente cansada só de pensar em quanto esforço é necessário para passar em um concurso público. A redundância foi proposital, para que se entenda que o caminho é longo e a jornada exige vontade, dedicação e comprometimento com o objetivo. Sem isso nem adianta começar porque dificilmente você passará do primeiro estudar. Mas se for até o terceiro, certamente encontrará seu lugar ao sol. Talvez não seja como Juiz Federal, pois tem coisas na vida que estão além do nosso poder de explicação. Mas não tenho dúvidas que a aprovação no concurso certo surgirá. 

   Para aqueles que ficaram na dúvida se estão dispostos ao sacrifício, faço uma ponderação, para renovar a motivação: em qualquer atividade na vida em que se queira uma posição de destaque será necessário seguir o mesmo princípio do “estudar, estudar e estudar”. Quer ser um grande músico? Pois é preciso treinar, treinar e treinar. Quer ser um empresário de sucesso? Terá que empreender, empreender e empreender. Quer ser um cientista de destaque? Pesquise, pesquise e pesquise. Em resumo: não há para onde fugir. A não ser que se queira continuar apostando na loteria. 

  Por fim, para quem busca dicas mais específicas sobre concursos públicos, tenho três referências interessantes de sites para serem visitados.

   O primeiro é o site do Juiz Federal William Douglas, autor do best-seller “Como passar em provas e concursos”. Certamente um livro com todas as orientações sobre o assunto e que vale a pena ser lido. Para ir ao site do Dr. William, na parte que trata de orientações sobre provas e concursos, clique aqui. É imperdível.

   O segundo é o site do também Juiz Federal Anderson Furlan. No site (clique aqui para acesso) encontra-se uma orientação completa sobre como passar em concursos públicos, baseada na experiência do Magistrado. O Dr. Furlan é, ainda, autor de um dos melhores livros sobre Direito Ambiental que conheço. Segundo a editora, o livro respondeu 95% das questões do último concurso de Juiz Federal da 4ª Região. Para quem ainda não sabe onde estudar Direito Ambiental, essa é uma excelente opção.

   Por fim, uma novidade na internet é o site do Juiz Federal Fabrício Bittencourt da Cruz, autor da obra “O Livro do Concurso Público”. Para quem está desmotivado ou sem saber por onde seguir é sem dúvida o livro a ser lido. Clique aqui para ir ao site.

Um abraço e até semana que vem. Se tiver alguma dica sobre o assunto por gentileza compartilhe mandando um comentário.  

Emmerson Gazda
http://www.artedaexcelencia.blogspot.com/

PS1: já estão disponíveis na página inicial do blog "A arte da Excelência" os links para acesso  gratuito aos vídeos da palestra "Como passar em concursos públicos", promovida pela ESMAFE/PR.

PS2: confira também a postagem "10 passos para a aprovação no concurso de Juiz Federal", que escrevi resumindo palestra sobre o tema proferida em Blumenau/SC. Clique aqui para ir para a postagem.

PS3: vale a pena a leitura da entrevista do juiz federal Leandro Cadenas para o site "Ponto dos Concursos". Certamente um material de grande utilidade para quem está no caminho dos concursos públicos. Clique aqui para acessar o link da entrevista.

11 comentários:

  1. Muito bacana a postagem.

    Adorei.

    Incrível como precisamos saber que mais pessoas passaram ou passam pelo que passamos. Nos faz sentir um sentimento de renovação. Uma injeção de ânimo.

    Abraço Doutor. Vou agora estudar, estudar e estudar.

    ResponderExcluir
  2. Caro Emmerson.
    Acabo de ler o seu livro digital.
    Adorei! Uma leitura muito prazerosa que tem um conteúdo riquíssimo.
    Com certeza alguma coisa eu carregarei comigo no estudo para concursos, e o seu livro terá uma participação especial.
    Só quem escolhe esse, digamos, "estilo de vida" sabe que não é fácil ter motivação para aguentar dias à fio em cima de um livro estudando sem saber qual será o resultado no futuro.
    Passei para deixar meus parabéns pelo livro.
    Obrigado.

    Rodrigo Graef

    ResponderExcluir
  3. Michele e Rodrigo, obrigado. Desejo muito sucesso para vocês. E quando precisarem de ajuda podem me enviar um e-mail. Um abraço, Emmerson.

    ResponderExcluir
  4. Acrescentaria, apenas, que se deve estudar ATÉ passar no concurso. Ou seja, não há um tempo definido para alcançar. Pode-se estudar um, dois, cinco, sete anos... Vencem os que persistem.

    Há uma colega juíza que fez vinte concursos, até que foi aprovada!!!

    Abraço,
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Adorei este blog, e principalmente este artigo sobre concurso para Juiz Federal. É sempre bom estar em contato com pessoas com grandes e iluminadas idéias. Parabéns pelo artigo e pelo EXCELENTE blog.

    Evandro

    ResponderExcluir
  6. Olá navegando por acaso na internet achei uma palestra da Juiza Federal Micheli Polippo entitulada Como passar em concursos federais, feita em 12.03.2012, onde ela cita seu livro. Corri na net em busca e a achei pelo Google. De inicio gostei da abordagem objetiva e clara do seu texto, ainda estou lendo, mais sei que será um manancial de informação para que eu obtenha sucesso em futuro bem próximo, pois estudar em minha vida foi o único e verdadeiro caminho que me trouxe qualidade de vida. Parabéns pela obra e blog, onde ja me cadastrei. Estarei sempre em visita procurando aprender mais da arte da excelência.

    Rodolfo Santos
    Macapá - Amapá - Amazônia - Brasil

    ResponderExcluir
  7. Rodolfo, obrigado pelo comentário. Com certeza estudar pode nos levar muito longe. Vale a pena o esforço hoje para colher dias melhores no futuro. Grande abraço e sucesso, Emmerson.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Gostaria que o senhor contasse um pouco da sua vivência na faculdade (estou no 3º período), se já estava pensando em prestar concurso para a magistratura, e como se organizava nos estudos. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  9. Ricardo, anotei a sugestão e farei uma postagem sobre o assunto aqui no blog sobre o tema mais adiante. Por enquanto indico que o importante na faculdade é aproveitar todos os aspectos dessa experiência única de um tempo que não volta mais. Estudar por certo é um dos elementos importantes, a razão de ser da faculdade. Mas fazer amigos, interagir com os colegas de faculdade, divertir-se e planejar os objetivos futuros também. Tenha em mente que você tem 5 anos para aprender um conteúdo amplo do direito. Depois de formado, em cursinhos, você vê todo esse conteúdo em 1 ou 2 semestres. Então a chave é aproveitar para estudar um pouco cada dia nesses 5 anos, sem obsessão. E quando se formar já terá uma excelente base. Depois os estudos serão só para aprimoramento. Ao contrário, quem não estuda regularmente na faculdade também se forma (não é tão difícil passar sem estudar), mas depois estará 5 anos atrás de quem estudou. Observe que como o estudo na faculdade é mais tranquilo dá para estudar e também se divertir normalmente. Coisa que depois, no período de estudos específicos para concurso, fica em segundo ou terceiro plano. Um abraço e voltarei ao tema no futuro em uma postagem, Emmerson

    ResponderExcluir
  10. Penso que cada tem seu jeito de fazer algo,e cada um tem sua dedicação,esse e o segredo

    ResponderExcluir
  11. Caríssimo Doutor Emmerson, fui seu estagiário em Foz do Iguaçu e alegro-me em revê-lo (virtualmente).
    Estás escrevendo livros, isso é muito bom, e fico feliz por isso.
    Por acasos do destino ainda não consegui realizar o meu sonho, o de ser Juiz Federal, mas retomei os estudos e prossigo na caminhada, na esperança de um dia ser um de vocês.
    Parabéns por tudo, livro, família, filha e vitórias.
    E que permaneças em paz...

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional. Agradecemos por sua participação nesse projeto.