O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens siga o blog ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Qual a tua potencialidade?

Meus caros:

    Outro dia estava conversando com um amigo que trabalha com desenvolvimento de atletas e ele me contou algo interessante. Ele disse que alguns atletas, mesmo com grande potencial, acabam desistindo do esporte simplesmente por falta de vontade de treinar o quanto é necessário. E aí eu comentei com ele: "Potencial sem vontade é igual a nada." Depois dessa conversa, fiquei refletindo e pensei em como a gente pode juntar essas duas ideias – potencial e vontade – e criar um conceito: potencialidade. 

    Imagina assim: potencialidade é o resultado do potencial vezes a vontade. Se a gente transformar isso numa fórmula, seria algo como: Potencialidade = Potencial × Vontade. Isso deixa bem claro uma coisa: se o seu potencial é zero, não adianta nada você ter uma vontade 10, porque a sua potencialidade vai continuar sendo zero. Da mesma forma, se você tem um potencial 10, mas sua vontade é zero, adivinha? Potencialidade também é zero. O ideal seria sempre ter tanto o potencial quanto a vontade no máximo, 10 e 10. Aí sim, você teria o melhor cenário possível.

    Agora, no mundo real, a gente sabe que o ideal é raridade. O segredo é procurar aquilo onde você tem o maior potencial possível e combinar isso com uma vontade forte. Por exemplo, eu posso ter toda a vontade do mundo de treinar para jogar basquete na NBA, mas sendo sincero, meu potencial pra isso é zero. Com quase 50 anos de idade é melhor eu rever minhas opções, né? Nem o Lebron vai jogar na NBA aos 50, eu acho. Mas, talvez, se eu tiver potencial 5 e vontade 10 posso jogar numa liga Master e já consiguirei competir bem e me divertir, mesmo contra ex-profissionais que não tenham a mesma vontade.

    Então, qual é a tua potencialidade? O que você faz faz para alcançar a excelência no equilíbrio entre potencial e vontade? Quanto mais próximo você chegar do 10x10 mais você vai estar aproveitando a tua potencialidade. E não esqueça: se essa mensagem fez sentido pra você, compartilha com seus amigos e ajuda mais gente a refletir sobre a própria potencialidade!

    Um abraço,

    Emmerson Gazda

    www.artedaexcelencia.blogspot.com

Um comentário:

  1. Acredito que além do potencial e vontade, devemos considerar o contexto onde estamos inseridos. Neste sentido e projetando a ideia de eficácia/excelência agrego a sua fórmula: Potencialidade = (potencial+vontade) x contexto. Fazer o melhor dentro das possibilidades e muito além do que se espera na sua realidade.

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.