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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Seu corpo está em equilíbrio?

Meus caros:

   Conforme prometi na semana passada, falarei essa semana sobre a importância de monitorarmos os níveis das vitaminas e dos minerais mais importantes em nosso corpo, ainda com vistas ao equilíbrio físico e mental.

   Sobre o assunto tenho de confessar, inicialmente, que até apresentar um quadro agudo de déficit vitamínico e mineral há cerca de dois anos, com sensível diminuição da energia para as coisas da vida diária, era meio cético quanto à necessidade de suplementação vitamínica, para quem se alimenta bem. Mas com exames em mãos tive que aceitar as conclusões de que o estilo de vida moderno, especialmente para quem trabalha em escritórios e ambientes fechados, determina uma grande diferença em relação aos nossos ancestrais, que passavam grande parte do dia ao ar livre, tomavam mais sol e comiam alimentos menos industrializados. 
  
   O que aprendi a partir disso, e lendo um pouco mais sobre o assunto, é que ingerir alimentos com bom valor nutricional é apenas o primeiro passo para fornecer o substrato material que nosso corpo necessita para a vida diária. É preciso estar atento, ainda, a outros aspectos, como a forma de absorção dos nutrientes pelo organismo, por exemplo. A vitamina D, essencial para a absorção do cálcio, é fixada no organismo quando tomamos sol. No verão, 5 minutos, 3 vezes por semana. No inverno, 10 minutos, todos os dias. Caso contrário a vitamina D ingerida é eliminada sem grande aproveitamento. O cálcio, por sua vez, presente no leite, não pode ser ingerido junto com gordura. Caso contrário a gordura se liga na estrutura do cálcio e ambos são eliminados pelo organismo. Então ao tomar leite não se deve usar o integral e sim o semidesnatado. Tomar leite com chocolate também dificulta a absorção do cálcio, pela gordura do chocolate. As frutas tem uma forma muito específica de digestão. Elas são preparadas no estômago e absorvidas mais adiante, na primeira parte do intestino. Assim, ao comermos frutas como suco junto com a comida do almoço, ou como sobremesa, elas não são digeridas da melhor forma. O ideal seria consumir as frutas sozinhas, no intervalo das refeições, como lanche da manhã, da tarde ou na ceia. Além disso a forma de preparar os alimentos em alguns casos também é relevante. O brócolis, por exemplo, deve ser cozido, para que possa liberar as vitaminas que possui (soa estranho, mas alguns alimentos como o brócolis possuem fatores anti-nutricionais que só são inativados com o cozimento, liberando com isso os nutrientes para absorção pelo organismo). Por fim, quanto mais industrializado o alimento menor sua capacidade nutricional.

   Enfim, como se pode perceber, se começarmos a prestar atenção a todos os detalhes relativos à absorção dos nutrientes de uma dieta equilibrada, veremos que há uma série de detalhes que nem sempre podemos observar, pelas exigências da vida moderna. O resultado é uma deficiência diária na absorção das vitaminas, que muitas vezes nem sentimos. Mas a longo prazo isso pode determinar o adoecimento, porque nosso corpo está trabalhando abaixo do nível ideal.

   Isso tudo me leva a concluir que incluir nos checkups anuais exames de sangue que indicam como estão os níveis de vitaminas e minerais em nosso organismo é uma providência preventiva interessante, com a possibilidade de suplementação caso seja necessária. É algo a se pensar, além de monitorar muitos outros itens como função hormonal, perfil de gorduras corporais, função do fígado, rim, intestino, risco de doenças, inflamações e os tradicionais exames de colesterol e açúcares.

   É isso, meus caros. Terminamos por aqui as postagens sobre alimentação, mas podemos voltar ao assunto no futuro. Novamente contei com a revisão do texto feita pelo Dr. Maurício Cecon, da Nutrogen, Nutrologia e Medicina, de Jaraguá do Sul-SC. Quem quiser entrar em contato com o Dr. Maurício para saber mais sobre assuntos de nutrologia pode enviar um e-mail para falecomnutrogen@hotmail.com.

   Um abraço e até semana que vem.

Emmerson Gazda

3 comentários:

  1. Eu ainda prefiro comer no Mac, no Bobs e no Burger King...

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  2. Meus caros,

    Obrigado pelos comentários. Quanto a comer no Mac, Bobs e Burger King, a ideia não é deixar de ir nesses locais. Mas ir como lazer, não como fonte de alimentação diária. De qualquer modo, mesmo nesses locais é possível escolher alguma coisa mais saudável.

    Um abraço,

    Emmerson

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