O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Minha ideia muda o mundo!

Prezado(a),
 
Você acredita nisto? Sua ideia pode mudar o mundo? Henry acreditava quando fundou a Ford. Walt acreditava quando fundou a Disney. E assim muitos outros empreendedores de sucesso, maior ou menor, acreditavam que poderiam mudar o mundo. Trouxe exemplos de empreendedores porque o pano de fundo para a expressão em questão é o empreendedorismo. No ebook "A arte da Excelência" (disponível para download gratuito aqui no blog "A arte da Excelência") nos deparamos com João, um empreendedor cheio de ideias colocadas em prática no seu escritório de advocacia. Mudando seu mundo pessoal e, muitas vezes sem perceber, gerando efeitos em reinos mais distantes. De forma que, sendo grande ou pequeno, o empreendedor é aquele que tem ideias e muda o mundo.
 
Se você é cheio de ideias e não é um empreendedor o que lhe falta? Interessante notar que, para uma ideia mudar o mundo, é preciso colocá-la em prática. É necessário ação. Chamou minha atenção este final de semana o comercial de um canal da TV a cabo onde uma tropa de invasão da polícia (toda paramentada com roupas pretas dos pés à cabeça) sobe as escadarias de um prédio e se prepara para abordar um apartamento. Ao receber o sinal do comandante para que adentre o apartamento o policial se recusa a agir. Inicia-se um jogo mímico de empurra-empurra e perguntas do tipo por que eu? Termina com o slogan: “o mundo precisa de gente de ação”. Uma chamada interessante para um canal de movimento. E também uma chacoalhada nos seres de pouco movimento.
 
Voltando ao ponto: o que lhe falta para colocar as ideias em prática e empreender? Estamos aqui falando de ideias, inovações que tragam um diferencial competitivo e seu respectivo suporte para a montagem de um negócio de sucesso. Fiquei surpreso certa vez quando um empresário e palestrante de sucesso daqui de Curitiba indagou a audiência sobre os motivos pelos quais não colocavam em prática suas ideias de empreendimento. A maioria alegava falta de dinheiro. Ele se colocou à disposição para conseguir recursos caso alguém tivesse uma boa ideia. Faz cinco anos que tem apresentado este desafio à plateia e até hoje ninguém procurou sua ajuda. A questão é que muitas vezes existe uma dúvida sobre a qualidade da ideia. O algo novo que temos em mente é realmente inovador, factível, sustentável e rentável?
 
Semana que vem será a Semana Global do Empreendedorismo. Uma boa oportunidade para conhecer mais sobre essa arte. Organizações do mundo todo disponibilizam eventos de fomento das ações de empreender. Mesmo para quem está distante dos grandes centros há muito que se aproveitar dos eventos online. No Brasil encontra-se toda a programação no site www.semanaglobal.org.br. O Conselho de Jovens da Associação Comercial do Paraná, em conjunto com parceiros, aproveitará a semana para lançar um concurso de ideias de negócios. Percebemos que muitos têm ideias inovadoras. Acabam não colocando em prática porque não sabem se realmente a ideia é boa. Ou mesmo, desconhecem como empreender. Por que, então, não ajudar alguém com uma boa ideia a montar o seu negócio de sucesso? Da mesa de discussão original desta proposta já surgiram interessados em participar desse concurso.
 
O concurso chama-se “minha ideia muda o mundo”. As ideias inovadoras surgem na cabeça de pessoas com o mais variado grau de instrução e idade. Para não filtrar ideias ou impedir alguém de participar por desconhecer aspectos formais sem relevância inicial montou-se um concurso em que a inscrição é bem facilitada e baseada em sete perguntas simples. Com isto abre-se uma porta para que boas ideias inovadoras apareçam.
 
Dentro dos critérios de eleição dos vencedores do concurso será aplicado o princípio da sabedoria popular que tanto norteia o Google. Ou seja, o eleitorado será composto pelo público em geral. O que também já fornece uma visão da receptividade do mercado, pois são potenciais consumidores. Vejo como uma boa oportunidade para se testar se uma ideia de negócios tem potencial.
 
Tivemos muitas rodadas de discussões até chegarmos aos detalhes do concurso. Sente-se que sempre há, por detrás de muitos questionamentos, a preocupação com o fato de que alguém possa se sentir desconfortável compartilhando sua ideia. O sentimento de que ideias possam ser roubadas é muito perturbador e inquietante a muitos de nós. No entanto, precisamos perceber o todo para compreenderemos que a ideia, por mais importante que seja, é somente 10% de um empreendimento. E o grande diferencial de uma ideia realmente boa é a capacidade de seu criador para colocá-la em prática. É nisto que o concurso quer se basear. Encontrar alguém que tenha uma boa ideia, colocá-lo junto com um grupo de consultores em negócios para aprimorá-la e ajudar o idealizador a defendê-la perante uma banca de investidores que pode vir a viabilidar o negócio. Tirando-a do mundo das ideias e trazendo-a para o mundo real. Dentre as diversas rodadas, acabamos por incluir também um prêmio em dinheiro a quem apresentar a melhor ideia.
 
De forma geral, esta preocupação com o sigilo é um problema muito sério para o desenvolvimento criativo. É a principal razão pela qual se tem dificuldade em trabalhar cooperativamente de forma livre. Tal como em programas de “open innovation”. Mesmo dentro das empresas, pessoas continuam preocupadas em manter informações restritas como forma de poder. Na prática, as vantagens de se compartilhar são muitas vezes superiores ao potencial prejuízo que se possa ter. As ideias compartilhadas despertam novas visões e potencializam o progresso.
 
Todas as informações sobre o concurso serão disponibilizadas no site www.minhaideiamudaomundo.com.br, a ser lançado no dia 13 de novembro próximo. Aproveite na semana que vem para dar uma olhada e compartilhe esta ideia. Vamos viabilizar um bom negócio para um empreendedor que esteja latente. Se você tem esse perfil ou conhece alguém com uma boa ideia de negócio que nunca soube como transformá-la em realidade essa é uma excelente oportunidade.
 
Abraços,
 
Emmanuel Gazda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.