O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contatoconosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Escrever bem é fundamental!

 Meus caros:

  Essa semana recebi um e-mail de Fabio Maximo, do projeto “Fábrica de textos” (www.fabricadetextos.com.br), fazendo um convite para ajudar na divulgação de um curso que estão promovendo a partir de 15/10/13, em São Paulo. Trata-se de uma oficina de escrita criativa, ministrado pela escritora Sonia Belloto, autora do livro "Você já pensou em escrever um livro?"

   Fiquei curioso em conhecer um pouco mais do projeto e visitando o site da empresa pude concluir que a “Fábrica de textos” é uma espécie de "escola” para escritores, promovendo eventos, encontros, palestras e cursos destinados a ensinar as pessoas a escrever de uma forma mais instigante, efetiva, organizada, cativante e, em última análise, profissional. Ao mesmo tempo propõe a possibilidade de edição do livro pelo escritor através de um selo específico e independente, com a possibilidade de orientação e apoio literário de Sonia Belloto, que também é uma das diretoras da “Fábrica de textos”. 

   Achei muito interessante a proposta deles, já que existe um número significativo de pessoas que volta e meia me escrevem perguntando sobre qual seria o melhor caminho para publicarem seus livros, a maioria com vistas a obter dele algum retorno financeiro. Eu que não sou especialista na área editorial tenho falado um pouco da minha experiência com a publicação gratuita do e-book “A arte da Excelência”, das dificuldades do mercado editorial brasileiro para os escritores nacionais, com exceção de meia dúzia (quando muito), e da importância de encontrar estratégias para se tornar conhecido, como forma de ampliar as possibilidades de publicação por uma editora comercial, que vislumbre interesse em investir na divulgação do livro. Nesse cenário, a utilização do e-book gratuito, ou mesmo do audiobook, pode ser uma alternativa interessante para o novo escritor se tornar conhecido e ter um público a oferecer às editoras.

   De qualquer modo, mesmo para quem não pretende ser escritor, o e-mail de hoje pela manhã me fez pensar na importância de desenvolvermos a habilidade da escrita quando estamos em busca da Excelência. Na maior parte do tempo estamos preocupados em adquirir conhecimento. Ler, estudar, fazer cursos. Isso de fato é muito importante. Mas saber como organizar e demonstrar esse conhecimento pode ser tão importante quanto dele se apropriar. E aí entram em cena duas habilidades importantes: falar e escrever. 

   Vejam como isso é importante, por exemplo, no caso da pessoa que irá fazer um concurso público. Um bom concurso exige no mínimo a habilidade da escrita. E aí saber escrever é um grande diferencial. O candidato pode ter grande conhecimento, mas se não souber apresentá-lo de forma clara e organizada não conseguirá passar ao examinador uma boa impressão. Ao ponto de um candidato com menor nível de conhecimento tirar uma nota melhor só porque apresentou um texto mais limpo, suave, gostoso de ser lido. 

   Já fora da área dos concursos, nas comunicações no trabalho, por exemplo, a utilização do texto escrito é cada vez maior, pela facilidade que se tem acesso aos meios de comunicação eletrônica. Mesmo quando se faz um contato telefônico é comum o interlocutor pedir para você mandar um e-mail com aquela solicitação, para registros e encaminhamentos. Textos bem escritos, concisos e diretos geram uma visão positiva de seu subscritor. Além de ser uma garantia maior de que aquilo que se diz será corretamente entendido, já que na maioria das vezes o destinatário irá repassar o pedido adiante e o que se conversou por telefone ficará esquecido. 

   Da mesma forma a habilidade de saber falar bem nos leva muitos passos adiante. Não estou me referindo a saber falar de forma rebuscada e pomposa. Dependendo da situação isso até pode ser importante. Mas em geral o diferencial está em saber falar da forma adequada a cada situação, respondendo questionamentos de forma objetiva em uma prova oral de concurso, apresentando uma palestra em uma reunião de trabalho de forma interessante, negociando com um cliente com informações precisas ou mesmo conversando com os amigos, filhos e esposa em situações da vida diária. 

   O que estou dizendo é de certa forma meio óbvio. A grande questão é que muitas vezes não prestamos muita atenção a isso, especialmente em relação a nós mesmos. Contudo pense no seguinte: quem já não teve a decepção de ouvir uma palestra com um renomado escritor de sua área de atuação do qual esperava muito e no fim a palestra foi monótona, chata, muito pior que o livro? Pessoalmente também já vivi o outro lado da moeda, ao escutar uma palestra brilhante, comprar o livro e ver que o autor era muito melhor na oratória que na escrita.

   Enfim, a reflexão que trago hoje é no sentido de que até podemos ser bons em escrever e falar, especialmente em público. Entretanto, em regra treinamos pouco essas habilidades. Estamos mais preocupados em adquirir conhecimento, em ler, estudar, assistir palestras e vídeos. Mas ter o conhecimento não é suficiente. É preciso saber demonstrar esse conhecimento, que é um passo importante para conseguir aplicá-lo na prática. 

   Nesse contexto, separar um pouco de tempo para de forma rotineira e contínua treinar as habilidades de escrever e falar é de grande importância para o desenvolvimento pessoal e profissional. Existem diversas formas de fazer isso, mas não há como fugir do trivial: para escrever bem é preciso, além de ser um leitor assíduo, escrever mais. Escrever se desenvolve escrevendo. E para falar bem, especialmente em público e profissionalmente, é preciso duas coisas: treinar a habilidade de ser ouvinte (para entender seu público) e constantemente se colocar em situações em que é preciso falar em público. 

   Para a questão de falar costumo sugerir atividades como participação em seminários, cursos práticos e outras ações que exijam a manifestação oral efetiva. Também penso que fazer um curso de teatro pode ser uma boa opção. Não só de lazer, mas também para aprender a empostar a voz, interagir com o público e saber como agir diante do inusitado, da necessidade de improviso (algo vivido pelo ator com frequência). 

   Já para a questão de escrever sempre vi a leitura como um elemento importante, aprendendo por imitação. Contudo, o e-mail que recebi hoje da “Fábrica de textos” me fez pensar que cursos de redação e de formação de escritores, especialmente os que tenham a possibilidade de revisão dos textos com orientações de sua melhoria, são uma ideia muito interessante. Certamente é possível aprender muito sobre como escrever melhor com escritores profissionais. Mesmo que não se pretenda ser um deles. Afinal, em qualquer área de atuação escrever bem é fundamental!

   É isso, meus caros. Para quem se interessou pelos serviços ou pelo curso da “Fábrica de textos” indico a consulta ao site deles para mais detalhes sobre conteúdo, valores e dias de aula (www.fabricadetextos.com.br). Como o curso é presencial, com aulas semanais, é mais indicado para quem reside em São Paulo. Para os interessados de fora de São Paulo fica a dica do livro "Você já pensou em escrever um livro?", de Sonia Belloto. Ainda não o li, mas já entrou na minha lista de próximas aquisições.

Um abraço,

Emmerson Gazda

2 comentários:

  1. Boa tarde Emmerson... uma amiga mandou-me o link do teu audio livro e vim dar uma olhada.. muito bom tu tocar nesse ponto ligado as editora.. aqui no nosso país é uma luta realmente.. sou poeta, tenho alguns livros feitos em Porto Alegre e sei como é barra.. fiz tudo por contapropria dai o custo sobe lá em cima para a gente ter o prazer de ver algo nosso lançado.. graças a uma amiga e editora do espirito santo que sempre acreditou em mim que vou conseguir vender uma boa parte do que tenho estocado justamente neste mundo dos blogs.. é uma pena o povo deixar tanta cultura no esquecimento.. mas eu ainda chegarei onde quero chegar.. e como estou praticamente encerrando uma obra infantil que ficou muito bela de se ler quem sabe não seja uma porta se abrindo.. estou fora da pagina do blog mas depois procuro e te sigo aqui.. se desejar visitar o meu deixo-te aqui
    lapidandoversos.blogspot.com.br
    já salvei os links e assim que a internet ajudar ou vejo no youtube ou salvo o audio livro desde já um lindo dia grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Emmerson,

    Vi este livro gratuito na internet e penso que há conexão com o seu texto.

    Cuida-se da obra: "PALAVRAS DE MESTRE - Dicas de grandes escritores para quem quer escrever", organizado por Vicente Tavares, Farbo Editora.

    Link: http://www.vicentetavares.com.br/

    Abraço,

    Márcio

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.