O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Como saber o que é verdade em um mundo de tantas informações?

 Meus caros:
 
   Esse assunto não é simples porque alguém já pode começar perguntando: mas afinal, o que é a verdade? E daí derivam outras questões, como se existe uma verdade absoluta, várias verdades ou mesmo apenas narrativas da verdade? Calma, não abandone a postagem nesse ponto achando que iremos por esse caminho. Claro que essas questões são relevantes, mas o objetivo da nossa conversa de hoje é outro. Quero apenas pensar junto contigo uma estratégia que nos permita reunir informações de qualidade, com uma ideia razoável sobre os fatos, para ajudar na tomada de decisão.

    Já falei algumas coisas sobre o assunto quando escrevi no passado aqui no blog uma postagem sobre como formar um espírito crítico (clique aqui para ler). Naquela ocasião destaquei a importância de sempre questionar as fontes das informações e os interesses dos envolvidos no relato dos fatos, tanto do ponto de vista financeiro, quanto de ideologias, culturas, valores, posição social, entre outros, que influenciam o que cada um pensa sobre um determinado assunto, mesmo quando agindo de boa-fé (não exclua do espírito crítico a possibilidade de uma atuação de má-fé). Isso continua sendo muito importante.

    O problema é que, com a complexidade atual do mundo, a sensação é de que ficou praticamente impossível saber quais fontes são confiáveis e quais são os reais interesses envolvidos. Há muito marketing, dissimulação e os interesses financeiros são difusos. Por exemplo, nunca houve tanta oferta de conteúdo gratuito na internet nos ajudando a resolver nossos problemas, ofertas de investimento com taxas zeradas para intermediações e outras facilidades sem custo imediato nenhum. Inclusive esse blog e todo o seu conteúdo entra nesse exemplo. E seria correto você se perguntar por quê que escrevo esse blog gratuitamente e quais as crenças que me influenciam (especialmente no caso de concluir que dá para acreditar que meu objetivo é apenas ter um lugar para compartilhar ideias). Agora, fazendo um giro de 180 graus e mudando o foco para um assunto do momento e de interesse geral, a pandemia da COVID19, o que vemos? Diversas teorias acerca do que está acontecendo no presente e de como será o futuro. Tem conteúdo disponível para todos os gostos e desgostos. Ao ponto da coisa ser tão complexa que a gente chega a pensar que ninguém sabe realmente o que está acontecendo e o que vai acontecer. É um boa possibilidade, aliás.

    Em cenários complexos como o que vivemos a questão é: como podemos encontrar uma verdade razoável? Parece-me que o caminho inevitável é ir mais longe na pesquisa das fontes, cruzando dados, buscando informações de outras partes do mundo sempre que possível e fazendo reflexões pessoais para chegar a alguma conclusão um pouco menos nebulosa. Em questões mais simples e de menor relevância é suficiente ler uma reportagem em um local confiável para se informar sobre um assunto e tirar suas conclusões. Contudo, quando precisamos ter confiança na informação e estamos em um cenário no qual fica duvidoso se as pessoas estão falando algo que é correto, passa a ser fundamental buscar as informações de forma mais profunda. Por exemplo, se uma reportagem fala sobre dados a partir de uma pesquisa feita por determinado instituto e isso é relevante para você, o ideal é ir atrás da pesquisa e estudá-la diretamente e não pelos olhos de quem escreveu a reportagem (que muitas vezes também não leu a pesquisa e está escrevendo com base em uma outra reportagem, ou seja, é a testemunha da testemunha). Só assim você compreenderá a pesquisa, seu real contexto e abrangência, ao ponto até de poder questionar se os pressupostos do pesquisador e suas conclusões estão corretas. Demanda bem mais de trabalho, mas só assim você tem a possibilidade de realmente entender a situação e não apenas estar "comendo na mão" de uma interpretação de terceiro. Não significa que você tomará a decisão certa. Mas estará em melhores condições de escolher seu próprio destino, se quiser.

    Um abraço,

    Emmerson Gazda
    artedaexcelencia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.