O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Como recuperar a motivação perdida?

 Meus caros:

   Recuperar a motivação é algo que depende de autoconhecimento. Isso não tenho dúvidas. Como falei na postagem anterior, sobre como manter a motivação em tempos de homeoficce, o elemento essencial que nos motiva é o atendimento de nossas necessidades e aspirações pessoais. O que é diferente para cada um. Então é básico para recuperar a motivação que cada um descubra o que gosta e o que não gosta, que perceba quais são os seus sonhos e desejos, enfim, aquilo pelo que vale a pena lutar. E isso não se limita a coisas materiais e profissionais. Pelo contrário, as coisas imateriais e as realizações pessoais são forças muito importantes para uma motivação duradoura e recompensadora no longo prazo. Porque no fim da vida o que importa mesmo são os laços afetivos que criamos e vivemos, os relacionamentos. Basta ver que ninguém no leito de morte pede como último desejo para dar uma volta no seu carro de luxo. O que querem é dar um último abraço no filho, pedir perdão para um irmão ou simplesmente estar com as pessoas que amam.

   A partir do ponto em que descobrimos o que nos faz bem, quais as necessidades que são realmente importantes serem atendidas, é muito simples. Vejam, falei simples, não fácil. São palavras diferentes. Mas o princípio a ser aplicado é simples. Inclua essas coisas na sua vida. Comece a dizer mais sim para aquilo que lhe faz bem e não tenha vergonha ou medo de dizer não para aquilo que não agrega valor a sua vida. Claro, há coisas que você não pode dizer não. Mas certamente a maioria você pode e deve. Já para aquelas que você não pode dizer não a estratégia é procurar formas de começar a gostar delas ou pelo menos começar a gostar de algumas partes delas.

   A partir dessas simples ações você entrará em um círculo virtuoso de motivação, ao buscar a cada dia conhecer melhor a si mesmo, identificar o que lhe motiva, incluir isso cada vez mais na sua vida e deixar de lado, sem constrangimento, o que não é importante. E assim irá recuperando e mantendo sua motivação. Nesse processo todo é fundamental, ainda, o gerenciamento do estresse. Biologicamente o corpo humano funciona a partir de regulações hormonais que nos impulsionam a agir ou a ficar mais tranquilos. O estresse é elemento determinante para aumentar níveis hormonais que conduzem à ação imediata, como o cortisol e adrenalina. De forma que o estresse não é em si algo ruim, posto que nos impulsiona a agir. Contudo não somos projetados para ter esses hormônios em altas doses durante todo o tempo, sob pena de adoecimento no longo prazo. Assim é preciso gerenciar os níveis de estresse, com alternância entre períodos de maior intensidade e períodos mais tranquilos. Portanto, estar atento à correta nutrição do corpo e dosar tempo de maior carga de estresse com tempos mais leves é algo muito bom para a motivação. Isso nos leva a um equilíbrio no funcionamento fisiológico do corpo. E no fim a motivação sempre deságua no biológico, enquanto vitalidade para irmos atrás de nossos objetivos.

   Quero finalizar fazendo uma observação importante: existem situações que vão além da simples perda da motivação. Nessas situações pode ser necessário buscar ajuda especializada para que se possa recomeçar a caminhada da motivação. Em casos de desespero tenha calma. A vida gira e soluções aparecem. Os centros de valorização à vida estão disponíveis 24 horas por dia em www.cvv.org.br e podem lhe apontar um caminho. Enfim, pode ser difícil, mas é preciso dar o primeiro passo. Muitas vezes a gente vive preso ao passado e por isso não consegue seguir adiante. Fica buscando nossas motivações de sempre. Contudo perceba que o mundo muda e você muda. Então a motivação também tem que acompanhar essas mudanças. Revise seus objetivos de curto, médio e longo prazo e busque o que realmente é importante para você para seguir adiante. A motivação adequada torna o impossível possível. A ausência de motivação faz com que o possível seja impossível.

   Um abraço,

   Emmerson Gazda
   artedaexcelencia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.