Meus caros:
Quando resolvi voltar a escrever para o blog algo me dizia que precisava mudar alguma coisa. Mas isso ficou em aberto para reflexão. Foi quando minha esposa deu um feedback perfeito. Ela disse: "o texto está interessante, mas como é longo ainda não cheguei no final". Nesse exato momento percebi o que precisava mudar nas minhas postagens: em poucas linhas, dizer o necessário.
Parece simples, mas falar pouco e dizer muito não é fácil. Não fomos treinados para isso. Não temos essa habilidade. Não estamos focados nisso. Ao longo da vida somos incentivados a nos expressarmos de maneira extrovertida como caminho para o sucesso. E a extroversão não impõe limites. Contudo o mundo mudou. O tempo ficou curto. Especialmente na internet. Falar demais virou quase sinônimo de falar sozinho porque em determinado momento ninguém mais fica para escutar. Então o que temos de fazer? Focar no objetivo de desenvolver essa nova habilidade que chamaria de poder da síntese.
Não tem fórmula mágica aqui, mas sempre é bom saber que as palestras em formato TED tem no máximo 18 minutos porque as pesquisas mostram que a atenção dos ouvintes nesses eventos está limitada ao tempo de 10 a 18 minutos. Já em vídeos simples e ocasionais se o conteúdo não for interessante nos primeiros 8 segundos já era. Faça um teste consigo mesmo: no whatsapp você ainda é uma das raras pessoas que lê mensagens longas até o fim ou escuta na íntegra áudios infindáveis? O fato é que quando conversamos ao vivo não temos como fugir da enrolação do outro. Mas no virtual as possibilidades de fuga são infinitas. E serão usadas contra você!
Portanto ter poder de síntese tornou-se questão de sobrevivência. Invista na aquisição dessa habilidade. Fale menos. Reflita mais. Diga o que precisa ser dito. Vá direto ao ponto. Não enrole. Nas atividades online seja objetivo. Não baseie suas apresentações e palestras em slides sem fim. Não perca os 8 segundos iniciais do seu podcast ou vídeo pedindo para as pessoas curtirem o canal. Mostre conteúdo e surpreenda no início para prender a atenção. Prepare-se para falar. Escreva com sabedoria. Se por questões técnicas for necessário escrever mais, use tópicos e considere incluir um resumo no começo, para garantir que pelo menos o resumo seja lido. Por fim, entre em um círculo de melhoria contínua com o foco da síntese.
Um abraço,
Emmerson Gazda
artedaexcelencia@blogspot.com
Muito bom Emmerson. Hoje mais que nunca, a síntese é necessária e ser “ouvido” fundamental.
ResponderExcluirAbraço.