O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O dia mais importante!

Meus caros:

   Segunda-feira de manhã, ao navegar rapidamente pelo facebook no meu celular, vi uma frase bastante interessante. Dizia assim: “Dê uma boa olhada ao seu redor e entenda que sua vida atual é o resultado de todas as suas escolhas no passado”. Quase que de forma automática eu reescrevi mentalmente a frase da seguinte maneira: “Dê uma boa olhada ao seu redor e entenda que sua vida no futuro será o resultado de todas as suas escolhas no presente”.

   Gostei desse tema e assim resolvi falar na postagem dessa semana sobre a importância do foco no presente, no dia de hoje, para a definição do futuro. De fato, o que somos hoje é decorrente em grande parte das escolhas que fizemos no passado. Claro que existem alguns elementos que estão fora do nosso controle e que contribuem para nossa situação atual. Mas o que fazemos com esses elementos, quando eles surgem, é uma escolha de cada um. O que para uns é algo suficiente para que desistam de um objetivo, para outros é um incentivo a mais, um desafio que precisa ser encarado e vencido.

   Entendi, entretanto, por reescrever a frase, mudando o seu foco de observação para o futuro, porque ao ficarmos olhando apenas para o passado não temos muito o que fazer. Não dá para mudar o que já aconteceu. Podemos ficar lamentando e remoendo, mas não podemos alterar os fatos. No máximo dá para aceitá-los, como forma de compreender que nossa posição atual é decorrente de tudo o que já passou. Mas se queremos ir mais longe precisamos entender que é com escolhas no presente que podemos ter um quadro diferente no futuro. O passado servirá como experiência, com toda certeza. Mas o foco precisa estar no presente.

   Focar no presente não é deixar de pensar no futuro. Pelo contrário, imaginar o futuro que se deseja, vivenciar sua realidade quando possível, é algo importante para que se tenha clareza de objetivos e a motivação necessária para os sacrifícios que eventualmente tenham que ser feitos no dia de hoje. Mas antes de tudo é preciso que sejam tomadas atitudes no presente, o que inclui planejar e executar ações imediatas que levarão ao futuro que se pretende.

   Para exemplificar o que estou falando, recorro a uma ilustração que vi na internet outro dia, em que eram mostrados dois cenários. No primeiro, nos dias de hoje, apareciam duas fotos. Uma de um jovem feliz da vida, curtindo todas as festas possíveis. A outra, ao lado, mostrava um jovem estudando de forma bastante decidida. No segundo cenário, 20 anos mais adiante, aparecem novamente fotos das mesmas pessoas (não mais tão jovens, claro). Aquele que no início estava estudando, agora estava em uma piscina, tomando café da manhã em uma mesa que ficava dentro da água, com uma bela paisagem ao redor. O outro, que antes estava na "balada", agora aparecia tomando banho de piscina em uma caixa da água, sem qualquer glamour (mas também sorria e estava feliz, é bom que se diga). Quem montou esses cenários indicou que o jovem que estudava e depois estava na piscina tomando café era um concurseiro dedicado. O outro, um concurseiro descompromissado.

   O exemplo obviamente é extremista. Evidentemente que para atingir um objetivo futuro não é preciso abdicar totalmente de qualquer atividade de lazer. Aliás, diversão em alguma medida também é importante para que se consigam resultados positivos a longo prazo. E também não significa que aquele que estava só festejando irá terminar necessariamente na pior. Depende de qual o futuro está planejando com suas escolhas de hoje. Certamente não terá facilidade para passar em algum concurso. Mas poderá abrir uma casa noturna ou promover eventos, por exemplo. Se esse é o futuro que planeja, diria que ao menos está adquirindo experiência.

   Pois bem, meus caros, o que é importante perceber de tudo isso é que hoje é o dia mais importante da vida de cada um de nós. É no dia de hoje que podemos fazer escolhas, planejar e executar mudanças e estarmos efetivamente comprometidos com nossos objetivos futuros, abrindo mão daquilo que nos desvie do caminho escolhido. O que escolhermos fazer hoje definirá o  nosso futuro. Então, façamos boas escolhas, sempre que possível escolher. Tenhamos comprometimento e, acima de tudo, coloquemos em prática essa postura de assumirmos a responsabilidade pelo próprio sucesso.

   Um grande abraço e até semana que vem. Se alguém souber o autor da frase que citei por gentileza dê os devidos créditos com um comentário. Desde logo agradeço. 

Emmerson Gazda

Um comentário:

  1. Se vc quiser algo que nunca teve, precisa fazer alguma coisa que nunca fez...

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.