O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

terça-feira, 15 de setembro de 2020

O que você vai fazer quando a pandemia acabar?

 Meus caros:

   A pandemia da COVID19 alterou significativamente a vida pessoal e profissional de todos nós. E ainda não sabemos de fato quando e como tudo isso irá acabar. Muitas dúvidas existem sobre como será a realidade futura, como será a recuperação econômica, que desafios iremos enfrentar. Isso sem contar a necessidade de enfrentar os problemas e dificuldades atuais que se apresentam a todos, em diferentes perspectivas físicas e emocionais.

   Isso me faz pensar em algo importante a ser considerado no momento atual: o que vou fazer quando a pandemia acabar? Ainda que seja um evento futuro, essa questão é fundamental no momento presente porque, tirando o fato de que todos nós certamente em um momento inicial vamos extravasar de alguma maneira para recuperar o "tempo perdido", depois desse curto período de euforia virá a realidade a ser enfrentada. O novo normal, com novas e também as mesmas dificuldades de sempre. E aí ter planos traçados e estar preparado para botar esses planos em ação é algo que irá ajudar.

   Perceber que a vida está seguindo e, nesse momento de pandemia, pensar no que pretendemos fazer depois é algo importante. Para algumas coisas realmente tudo que podemos fazer agora se limita a pensar e planejar. Mas outras já podem ser executadas de imediato. Por exemplo, se nesse período de pandemia você resolveu que quer novas possibilidades profissionais, talvez mudando de área ou mesmo fazendo um concurso para uma carreira pública, a hora é de começar a estudar, para quando os concursos voltarem estar preparado. Também se pensa em abrir um negócio ou precisa alterar os rumos da sua empresa, a hora de analisar as possibilidades e definir estratégias é agora, ainda que vá esperar a pandemia passar para botar os planos em ação. 

   Enfim, muitos falam que esse ano de 2020 está sendo perdido. De fato, se você está parado só porque estamos mais isolados o ano está sendo perdido. Mas eu vejo pessoas tendo ganhos significativos em 2020. Talvez não financeiros (pelo menos não financeiros imediatos). Nesse ponto quase todos nós tivemos perdas. Mas ganhos afetivos (sim, nem todos os casais estão se separando na pandemia!), ganhos no conhecimento de novas tecnologias, ganhos em reflexões sobre a própria existência que podem fazer a vida muito mais simples e feliz logo adiante (ou hoje mesmo!), ganhos em aceitar que no fim não temos controle sobre nada e o que importa mesmo é manter a tranquilidade e aprender a "dançar conforme a música". Essas pessoas já estão planejando como será seu novo normal quando a pandemia acabar. E você? 

   Um grande abraço.

   Emmerson Gazda

   www.artedaexcelencia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.