O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Como manter a motivação no homeoffice?

 Meus caros:

   Na minha visão, para manter a motivação no homeoffice há dois pontos chave: organização e rotina. Parece estranho falar que motivação tem a ver com organização e rotina, mas a partir da clássica pirâmide das necessidades humanas de Abraham Maslow percebemos que a motivação surge a partir das ações necessárias ao atendimento de nossas necessidades pessoais. Essas necessidade começam em um nível básico de necessidades fisiológicas, passam para segundo nível de segurança, depois necessidades de amor e relacionamentos, um quarto nível de estima pessoal e social, até chegar ao patamar mais elevado das realizações pessoais. Não necessariamente há uma escalada na pirâmide até o seu topo. Podemos inclusive estar em vários pontos dos diversos níveis ao mesmo tempo. Mas o que é importante observar é que a nossa motivação surge do desejo e possibilidade de realizar nossas necessidades, desde as mais simples, até as mais complexas.

   As necessidades são diferentes para cada um, de modo que é impossível termos solução igual para todos em termos do que motiva. Mas há um ponto em comum: atender nossas necessidades demanda disponibilidade de tempo. É justamente aí que entra organização e rotina. Organização para que você perceba o que é importante em sua vida e coloque isso na sua agenda de uma forma equilibrada, junto com todas as outras coisas que faz. Rotina para que exista uma previsibilidade em como as coisas irão acontecer, de modo que seu cérebro mantenha a tranquilidade sabendo que existirá tempo para as coisas mais divertidas, mesmo quando esteja cumprindo as obrigações mais sem graça. 
 
   Perceba que quando estamos no trabalho presencial, organização e rotina são em grande medida definidas pelo local de trabalho. Há horários a cumprir e o que deve ser feito a cada dia se ajusta a esse horário. Já no homeoffice o que existe é um trabalho a ser entregue. Como vai ser entregue fica sob a responsabilidade de cada um. Então criar uma rotina pessoal e organizar as coisas é fundamental para garantir que na nossa agenda esteja incluído aquilo que nos motiva, as nossas necessidades mais importantes. Não só no plano profissional, mas também no plano pessoal.

   Agora preste atenção no seguinte: uma das maiores vantagens do homeoffice é a flexibilidade de horários. Então maximize isso como elemento de motivação, prevendo na sua agenda o que chamo de "janelas de flexibilidade". Funciona assim: você cria uma rotina base na qual cada coisa tem, em regra, sua hora para acontecer, conforme sua melhor preferência pessoal. Contudo estabeleça como possível que ocasionalmente sejam feitas trocas de horários, especialmente para o caso de surgir algo interessante para fazer na hora em que deveria estar na rotina. Você pode fazer esses ajustes no mesmo dia ou durante um período que não recomendo seja maior que uma semana, para não correr o risco de ter uma desorganização generalizada de longo prazo em sua rotina, o que acaba não sendo bom para a motivação. O que eu gosto de fazer, aliás, sempre que possível, é cumprir as atividades que são minha obrigação antes do que seria necessário. Isso garante tempo disponível para atividades prazerosas de última hora com mais tranquilidade. Além do efeito colateral desejado de viver menos estressado pela pressão do tempo. Considerando que grande parte da graça da vida está nas coisas que fazemos fora da rotina, ter espaço para isso na agenda é altamente motivante.

   Um abraço,

   Emmerson Gazda
   artedaexcelencia.blogspot.com

2 comentários:

  1. Excelente dica! É bem complicado gerenciar a rotina do trabalho em homeoffice com a rotina da casa e dos filhos. Ter uma agenda com a rotina anotada é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Emmerson!

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.